9 maneiras de um programador monetizar seus side-projects

Você é um programador e gosta de desenvolver projetos pessoais, mas não sabe como monetizá-lo?

Existem diversas formas de transformar seu projeto em fonte de receita. Neste artigo, exploraremos algumas das melhores estratégias para ganhar uma renda extra com seus projetos. Se você está em busca de novas ideias para monetizar seu side-project, continue lendo!

Ofertar o software como serviço

Dependendo do tipo de projeto, o programador pode vender licenças ou oferecer assinaturas para obter receita.

Suponha que você tenha criado uma ferramenta de gerenciamento de projetos simples, mas eficiente, para uso pessoal.

Depois de usar a ferramenta por algum tempo, percebe que outros profissionais e equipes também podem se beneficiar dela.

A partir daí, seria uma questão de adicionar alguma maneira de receber pagamentos – recorrentes ou únicos -, dar suporte a multiplos usuários, e começar a ganhar dinheiro com seu software.

Publicidade

Você pode exibir anúncios em seu projeto e obter receita por meio de publicidade online.

Suponha que, por exemplo, você tenha criado um site ou aplicativo que fornece informações sobre restaurantes locais, como menus, horários de funcionamento e avaliações.

Depois de ganhar tração e adquirir um alguns usuários, você poderia passar a cobrar de alguns restaurantes por espaços de destaque em sua aplicação, monetizando o projeto com publicidade.

Venda de produtos relacionados ao projeto

Se o projeto for um jogo, por exemplo, seria possível vender conteúdos relacionados aos personagens do jogo. O mesmo poderia acontecer caso fosse um curso, em que materiais adicionais poderiam ser ofertados.

Digamos que você tenha criado um aplicativo que ajuda as pessoas a aprender novas línguas.

Depois de conquistar alguns usuários, você poderia monetizar o aplicativo com a produção e venda de produtos relacionados, como ebooks ou, até mesmo, algum curso de idiomas online.

Consultoria

O side-project pode ser gratuito, mas se empresas e usuários utilizando o side-project necessitarem de customizações, o programador pode monetizar o projeto oferecendo consultoria paga para isso.

Imagine que você tenha criado uma ferramenta de análise de dados que ajuda empresas a tomar decisões estratégicas com base em informações precisas e relevantes.

Depois de algum tempo, uma determinada empresa te convida para personalizar o dashboard da aplicação para a obtenção de insights específicos à sua industria. Neste momento, você poderia monetizar a ferramenta oferecendo serviços de consultoria para realizar tal implementação.

API como serviço

Assim como o software pode ser cobrado mensalmente – ou em uma licensa -, a API do side-project pode também ser monetizada para permitir a integração do projeto com outros softwares de clientes.

Diagmos que você tenha criado uma API que oferece informações atualizadas sobre as condições do clima para determinadas zonas rurais de sua cidade.

Depois de ganhar tração e adquirir usuários, você poderia permitir o acesso de empresas, fazendas e cooperativas da regiãom, que desejam incorporar esses dados em seus próprios aplicativos ou serviços, à sua API.

Tudo isso cobrando alguma taxa mensal.

Crowdfunding

É possível que o programador crie algum tipo de campanha de crowdfunding para financiar seu side-project. Essa estratégia já encontrou bastante sucesso com jogos e softwares de caráter mais educacional.

Patrocínio

Se o projeto possui um grande número de seguidores ou usuários, o programador pode buscar patrocínios de empresas, marcas relevantes ou até mesmo contribuidores individuais.

Programas de afiliados

O programador pode se afiliar a programas de afiliados relacionados ao seu projeto, expô-los para seus usuários, e assim possivelmente obter receita por meio de comissões sobre vendas.

Venda de serviços premium

Na indústria de software, o modelo ‘freemium’ é bastante recorrente. Nele, o programador pode oferecer serviços premium adicionais, como suporte avançado ou funcionalidades exclusivas, para obter receita adicional de seus usuários.

Evidentemente, essas são apenas algumas maneiras de monetizar diretamente um side-project. Há também monetizações indiretas que podem acontecer.

Gostou? Compartilhe!

Me siga no linkedin