Usando landing-pages para validar seu side-project

Se você é alguém que tem pouca experiência em marketing, mas muita conhecimento técnico e vontade de criar um side-project para, eventualmente, gerar alguma renda extra passiva, então este artigo é para você!

Já pensou se houvesse uma maneira de validar o interesse dos usuários por seu side-project, antes mesmo de gastar horas e horas desenvolvendo ele?

A boa notícia é que isto é possível, usando uma solução relativamente simples e rápida: as landing-pages.

Uma landing page é uma página na web única e com um objetivo claro e específico: converter visitantes em leads ou clientes.

É comum que as empresas criem landing pages para promover produtos, serviços ou eventos e usá-las para capturar informações de contato dos visitantes, como nome e e-mail.

Exemplo

Suponha que uma empresa queira promover um novo produto e precise gerar leads para uma campanha de marketing por e-mail. Para isso, eles criam uma landing page simples que inclui informações sobre o produto, como benefícios e recursos.

A landing page também inclui um formulário de contato para os visitantes preencherem seus nomes e endereços de e-mail em troca de um conteúdo gratuito, como um e-book ou whitepaper relacionado ao produto – esse conteúdo normalmente é chamado de lead magnet.

A empresa então promove essa landing page por meio de vários canais, como anúncios nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e publicidade paga no Google.

Ao medir o número de visitantes da landing page e quantos desses visitantes preencheram o formulário de contato, a empresa pode avaliar a eficácia da landing page e da campanha de marketing como um todo.

Com base nesses dados, eles podem ajustar a landing page e a campanha de marketing para melhorar a taxa de conversão e, assim, obter mais leads qualificados para sua lista de e-mails.

Como usar landing pages para validar um side-project?

Aqui estão alguns passos que você pode seguir:

Defina o objetivo da sua landing page

Antes de começar a criar sua landing page, defina qual é o objetivo dela. O que você quer que as pessoas façam quando visitarem a página? Inscrever-se em uma lista de email? Ter acesso a uma versão beta do seu side-project? Obter um template em Notion ou Excel que faz algo parecido com seu side-project? Ter um objetivo claro em mente ajudará você a criar uma landing page mais eficaz.

Crie a sua landing page

Agora que você definiu o objetivo da sua landing page, é hora de criá-la. Existem várias ferramentas que você pode usar para tal, como o Unbounce, Leadpages ou ClickFunnels. Certifique-se de que sua landing page tenha um design atraente, seja fácil de navegar e inclua informações claras sobre o seu produto ou serviço.

Eu recomendo pesquisar landing-pages de projetos semelhantes, e tentar replicar seus elementos principais.

Direcione tráfego para sua landing page

Depois de criar sua landing page, é hora de direcionar tráfego para ela. Existem várias maneiras de fazer isso, como usar anúncios no Google e Facebook, ou, caso não queira investir dinheiro, compartilhá-la com amigos, familiares e seguidores em redes sociais. Você também criar um post em seu blog – caso tenha um – falando mais sobre ela. O objetivo aqui é obter o máximo de tráfego possível para sua landing page.

Analise os resultados

Uma vez que você tenha tráfego chegando à sua landing page, é hora de analisar os resultados. Use ferramentas como o Google Analytics ou o Hotjar para analisar o comportamento dos visitantes em sua landing page. Observe as taxas de conversão, o tempo que os visitantes passam na página e outras métricas importantes.

Faça ajustes

Com base nos resultados que você obteve, faça ajustes em sua landing page para melhorar a taxa de conversão – quantidade de pessoas que visualizam a página / quantidade de pessoas que deixam seu email. Isso pode incluir ajustar o texto, adicionar mais informações ou simplificar o processo de compra.

Os principais benefícios de criar uma landing-page para seu side-project

Economia de tempo e dinheiro

Ao criar uma landing page, você pode testar sua ideia de side-project sem investir muito tempo e dinheiro. Se sua landing page não obtiver bons resultados, você pode ajustá-la ou abandonar a ideia sem ter perdido muito dinheiro ou tempo.

Validação rápida

Com uma landing page, você pode obter feedback rápido sobre sua ideia de side-project. Se você tiver uma boa taxa de conversão em sua landing page, isso é um sinal de que sua ideia tem potencial para gerar retorno financeiro. Se a taxa de conversão for baixa, isso pode ser um sinal de que você precisa ajustar sua ideia ou sua landing page antes de seguir em frente.

Melhora a compreensão do público-alvo

Ao criar uma landing page, você precisará entender melhor seu público-alvo. Isso inclui seus interesses, necessidades e desafios. Compreender melhor seu público-alvo pode ajudá-lo a criar um produto ou serviço que atenda às suas necessidades e, consequentemente, aumentar suas chances de sucesso.

Ajuda a definir os principais benefícios do produto ou serviço – e também funcionalidades

Ao criar uma landing page, você precisará destacar os principais benefícios do seu produto ou serviço. Isso ajudará a atrair mais visitantes para sua página e aumentar as chances de conversão. Também pode ajudá-lo a entender melhor o que é mais importante para seus clientes em potencial.

Testar várias ideias sem se apegar

Ao criar um side-project, você pode testar rapidamente e sem muito investimento as mais variadas ideias que tiver. Sabe aquele side-project que parece maluco? Pode ser que dê certo, basta fazer uma landing page e verificar o desempenho. E aquela ideia que parece ser a fundação de uma nova startup unicórnio? Faça a uma landing page e verifique isso na prática!

Gostou do conteúdo?

Siga-me no linkedin para mais!